Search
  • joana rocha

Rotina durante a Quarentena

Updated: Mar 24

Quando me pediram para escrever este texto foi antes do coronavírus atingir o mundo à escala que vemos hoje. Este texto era destinado exclusivamente a

Atletas e qual a importância da rotina nas suas vidas. Hoje, com esta pandemia global, vivemos momentos de insegurança, incerteza, medo e todos em casa de quarentena. Mais que nunca é essencial termos TODOS uma rotina.

Há quem veja apenas o lado negativo da pandemia. Há quem saiba ver o seu lado positivo. O mundo parou mas as nossas vidas não. Temos que continuar a viver e a rotina pode ser a nossa melhor aliada.

Agora em quarentena há muitas famílias fechadas em casa, sem ajudas dos avós, tios, primos ou mesmo das empregadas de limpeza. As tarefas em casa são intermináveis, quando acaba uma começa a outra e vira um ciclo sem paragem.

Aqui em casa somos 4 em quarentena, os gémeos, Maria do Mar e Benjamin com 4 anos, o Pai, Mário e eu, a Mãe. Os primeiros dias de quarentena foram um caos... Estávamos habituados a não fazer nada, nem lavar a loiça. Eu não pilotava o fogão desde a gravidez. De um dia para o outro, tudo mudou. Fomos obrigados a fazer tudo. Brincar com os miúdos, limpar a casa, arrumar a loiça, lavar e guardar a roupa, cozinhar, tratar da relação matrimonial e ainda ter tempo para mim. Alguém na mesma situação? Socorro!

Foi assim que percebemos que criar uma rotina trás imensos benefícios para a vida em família. Vamos lá enumerar alguns dos benefícios da rotina nas nossas vidas:

1. Evitar ansiedade e desorientação. Com uma rotina certa ficamos menos sujeitos aos imprevistos do dia a dia, diminui o stress e traz-nos estabilidade emocional. Mais que nunca é fundamental que o nosso lado emocional esteja regulado.

2. Foco nas tarefas menos especulação. As rotinas ajudam as pessoas a focarem-se na tarefa, evitando o desvio de atenção para pensamentos negativos e irrelevantes.

3. Eficiência e mais tempo livre. As tarefas que forem desenvolvidas durante a rotina serão tarefas repetitivas. As pessoas tornam-se especialistas, tornam-se eficientes e as tarefas passam a ser parte da sua zona de conforto e feitas com facilidade.

4. Segurança e bom exemplo aos pequenos. Para as crianças e adolescentes a rotina desenvolvida em casa dá-lhes segurança e são um bom exemplo, pois eles tendem a imitar tudo o que os pais fazem. É importante continuar a dar estabilidade aos mais novos e não passar todo o nervosismo da situação.

5. Organização e planeamento traz mais tempo livre. Para os pais é importante que tenham tempo para fazerem coisas novas, no entanto, quando os pais reclamam da rotina, mal sabem que é justamente a organização dela que vai permitir mais momentos de folga.

Para criarmos uma rotina que seja produtiva e motivante é importante enumerar todas as tarefas que são imprescindíveis fazer em casa e mencionar quem as vai fazer para que o trabalho fique bem dividido. Recomendo classificar as tarefas por estrelas, fazer um tipo de jogo, tarefas com mais estrelas valem mais e um sistema de feedback com a qualidade do trabalho. Os adultos trocam estrelas conquistadas pelas tarefas por massagem, carinho e algo mais e os miúdos trocam por filmes, games e doces.

Por exemplo, limpar a casa de banho, tarefa árdua e chata que ninguém quer fazer pode ser altamente rankeada. 5 estrelas. O feedback pode ser um sistema de peso, 1, 2 ou 3, ou seja, multiplica-se as estrelas pelo valor da qualidade. Assim, se ficar impecável e receber nota 3, fica com 15 estrelas. Ao final da semana, estrelas valem favores!

As rotinas devem incluir atividades que criem desenvolvimento mental e físico, como por exemplo aprender coisas novas (há inúmeros cursos online, para quem nunca cozinha começar a cozinhar, ect), ter tempo para uma “meditação”, que o vai ajudar a manter-se equilibrado emocionalmente e escolher um dia na semana para ser o seu dia, ou a sua hora, para fazer o que quiser, sem obrigações.

Faça da quarentena uma boa rotina, aprenda como fazer, faça bem feito, conquiste estrelas, agrade o seu parceiro, eduque os seus filhos, sinta-se privilegiado com a vida que tem e como disse o nosso Presidente da República: “O nosso pior inimigo tem vários nomes desanimo, cansaço e fadiga”, tenha uma atitude positiva.


#vamostodosficarbem


https://surftotal.com/entrevistas/surftotal-opiniao/item/17510-rotina-durante-a-quarentena-por-joana-rocha

40 views
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon